Os primeiros anos da minha infância

Eu era uma criança muito forte, saudável, e tinha meus horários certos para alimentação. Contava a minha avó, que ficara algum tempo lá em casa, isto é, ela comentava que, por volta das 11 horas da manhã, eu já chegava à cozinha, me assentava no lugar costumeiro e pedia o meu almoço. Sempre coincidia com o horário de 11 horas. Às 14 horas eu chegava para o meu  lanche. Lembro-me que minha mãe preparava uma mamadeira de leite com café e me dava, e eu ia me deitar em algum lugar, de preferência em um canto do quarto, que nos dias mais quentes era um lugar mais fresco; ali eu “mamava” meu lanche e dormia aquele sono da tarde. Mas, por volta das 18 horas, eu estava lá no meu posto, esperando a minha janta. Às sete horas da noite ia para o meu berço e dormia aquele sono, noite toda, porque entre sete e oito horas do dia seguinte eu estava de pé, iniciando a minha rotina. Eu fui uma criança sadia,  não dei grande trabalho para os meus pais, a não ser com os cuidados comuns de uma criança.

A "Parada Breder" – Entre nossa casa e a parada do trem havia um vale. Da janela da cozinha se avistava a pequena estação, que era apenas um  abrigo. 


Meu pai cuidava de três irmãos menores. Pois meu avô, que era viúvo pela segunda vez, faleceu e, sendo o meu pai o mais velho dos meus tios, ficou como responsável pelos irmãos menores. Eram meus tios: tia Ida, a mais velha; tia Laura a do meio e tio Edson, o menor deles.

Tia Ida, que teria uns 13 ou 14 anos naquela época, era a minha “babá” e cuidava muito de mim. Inclusive, me levava para alguns passeios. Por algumas vezes, ia comigo àquela parada do trem e ficava lá por algum tampo, enquanto distraíamos.

Faço um parênteses (***):

Hoje, dia 01/03/2017, estou  com 77 anos, quando estou digitando esta página. Mas,  o manuscrito desta minha história, já o venho escrevendo há mais de 15 anos. A Minha tia Ida, última irmã de meu pai, ainda viva, está completando seus 89 anos, pois nasceu em 29/02/1928.

*-*-*-*

Comentários